domingo, 22 de junho de 2025

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem. Gênesis 1: 26

Uma imagem representa algo, simboliza algo. O mesmo se aplica a nós, seres humanos, que Deus criou à sua imagem: Deus nos destinou a representá-Lo na Terra. Por ocuparmos uma posição especial dentro da criação, devemos ser os representantes de Deus na Terra. Essa é uma grande honra. Deus não criou os anjos à sua imagem, mas apenas nós, homens. O significado do homem para Deus também é demonstrado pelas palavras “Façamos o homem”, pois enquanto nos atos de criação anteriores lemos apenas as palavras “Haja...”, a criação do homem é resultado de deliberações dentro da divindade.

No início, o homem podia representar Deus da maneira que Deus havia imaginado. Mas, com a queda no pecado, sua posição especial foi fortemente prejudicada. Como homens pecadores, representamos a Deus apenas de forma fraca e obscurecida. No entanto, essa é e continua sendo nossa vocação. É por isso que Paulo diz, no contexto da ordem da criação, que o homem é “imagem e glória de Deus” (1 Coríntios 11:7).

Em um sentido muito mais profundo, o Senhor Jesus foi, durante sua vida aqui na Terra, “a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15). Por ser simultaneamente homem e Deus, Ele pôde mostrar de maneira perfeita quem é Deus. Assim, por meio de seu comportamento e suas palavras, Ele tornou Deus visível para as pessoas, de modo que o apóstolo João afirma com admiração: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer” (João 1:18). Sim, na pessoa de Jesus Cristo, Deus veio à Terra. Admiramos a revelação perfeita de Deus em seu Filho!

Leitura bíblica diária: Gênesis 48: 8 - 22; Salmo 35: 1 - 10


Nenhum comentário:

Postar um comentário