segunda-feira, 16 de junho de 2025

O Espírito Santo ... o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória. Efésios 1: 14

O Espírito Santo como garantia

Paulo se refere ao Espírito Santo aqui como “a garantia da nossa herança”. O antigo termo garantia descreve uma caução, uma garantia para algo que ainda não possuímos hoje.

O Espírito Santo, que Deus nos deu na nossa conversão (v. 13), nos garante que também possuiremos as glórias futuras. Sim, Cristo voltará — primeiro para nos arrebatar. Paulo escreve sobre isso em 2 Coríntios 5, onde também menciona o Espírito Santo como garantia. No arrebatamento, nosso corpo mortal será “revestido” com um novo corpo glorioso (2 Coríntios 5:1-5). Esse corpo imortal nos torna aptos para a glória do céu. Também em Romanos 8:11, o Espírito Santo é a garantia de que nosso corpo mortal será transformado: “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.”

Em nosso versículo diário, Paulo olha ainda mais para frente: ele pensa no reino milenar, no qual receberemos nossa herança com o Senhor Jesus aqui na Terra. Mas já agora o Espírito Santo desperta em nós uma antecipação dessa herança; com a ajuda dele, já podemos conhecê-la: pelo Espírito e pela Palavra de Deus, podemos experimentar “as riquezas da glória da sua herança nos santos” (Efésios 1: 18).

Glórias grandiosas ainda nos aguardam. O Espírito Santo, que permanecerá conosco para sempre (cf. João 14:16), nos garante que teremos parte nessas bênçãos futuras — e Ele nos ajuda a desfrutar dessas bênçãos já agora em nossos corações.

Leitura bíblica diária: Gênesis 45: 1 - 15; Salmo 32: 1 - 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário