Ungidos com o Espírito Santo
Com a unção que nós, crentes, recebemos, o apóstolo João quer dizer aqui que recebemos o Espírito Santo. Isso fica claro, por exemplo, em Atos 10: 38, onde Pedro diz sobre o Senhor Jesus que Deus “o ungiu com o Espírito Santo” (cf. Lucas 4: 18).
João mostra em nosso versículo diário que o Espírito Santo, em conexão com a unção, “nos ensina todas as coisas”. Isso significa que o Espírito que habita em nós nos ajuda a compreender corretamente a Palavra de Deus. Ele é nosso professor divino. Em seu evangelho, João expressa isso dizendo que o Espírito nos “guia em toda a verdade” (João 16: 13). Essa é uma das tarefas mais importantes do Espírito Santo, pois sem a sua ação não seríamos capazes de compreender corretamente as verdades bíblicas. Sou grato a Deus por Ele querer me explicar a sua Palavra dessa maneira? E peço a Ele, antes de ler a Bíblia, que me ajude a compreender bem o trecho bíblico?
A imagem da unção contém ainda outros aspectos: ela também fala de dignidade, consagração e capacitação para o serviço. No Antigo Testamento, sacerdotes, profetas e reis eram ungidos com óleo ao assumirem seus cargos. E, notavelmente, nós, crentes, também somos chamados de sacerdotes, reis e profetas no Novo Testamento (por exemplo, Apocalipse 1: 6; 1 Coríntios 14: 29 - 32). Quão muito Deus nos enobreceu ao nos ungir com o Espírito Santo! E como Ele deseja agora que, instruídos e guiados pelo Espírito Santo, O sirvamos fielmente em nossas diversas tarefas.
Leitura bíblica diária: Gênesis 41: 53 - 42: 8; Salmo 27: 7 - 14
Nenhum comentário:
Postar um comentário