domingo, 26 de agosto de 2012

1 Samuel 25:1-17


Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé?… Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei de onde vêm?
(1 Samuel 25:10-11).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 1 SAMUEL (Leia 1 Samuel 25:1-17)

Samuel morre, e com isso cessam suas fiéis orações em favor do povo (12:23). Moisés e Samuel são dois grandes exemplos de intercessores (Jeremias 15:1). É muito sério quando o Senhor recolhe um homem ou mulher de oração, quando uma voz é silenciada… talvez após muita oração a nosso favor. Contudo, a intercessão do Senhor Jesus jamais acaba. “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).
 Davi, o verdadeiro rei, o salvador de Israel, está no meio do povo como um fiel pastor. Ele cuidava dos rebanhos de Nabal com o mesmo zelo que tratava os seus próprios animais. Agora envia uns jovens com uma mensagem de paz para a casa daquele homem (v. 6; Lucas 10:5). Mas Nabal despreza Davi e o trata com escárnio (v. 10). Nabal é como aqueles fariseus que disseram sobre Jesus: “Este nem sabemos donde é” (João 9:29). Nabal rejeitou tanto o rei como os mensageiros dele. Isso é também o que o Senhor declarou aos Seus discípulos: “Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita” (Lucas 10:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário