terça-feira, 7 de agosto de 2012

TIPOS


Então disse o Senhor… Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá
(Êxodo 17:5-6).

TIPOS

Os israelitas precisavam de água, mas em vez de confiar em Deus para obtê-la, eles reclamaram e murmuraram. Apesar da reclamação e da incredulidade, Deus, em Sua grande graça, providenciou água para Seu povo. Ele mostrou a Moisés uma rocha e o instruiu a feri-la com a vara. Ao fazer isso, água pura fluiu miraculosamente da rocha para matar a sede deles.
A água e a rocha são “tipos”, símbolos. Um “tipo” no Antigo Testamento é uma pessoa, lugar, evento, ou outro item que ilustra uma verdade do Novo Testamento. Por exemplo, 1 Coríntios 10:4 diz que o povo no deserto bebeu uma “bebida espiritual” de uma “rocha espiritual”. Isso significa que a água e a rocha não eram reais? Absolutamente não! A rocha é um tipo do Senhor Jesus, a Fonte das águas vivas. Na cruz Ele foi ferido com a vara do julgamento de Deus contra nossos pecados. Como resultado, a vida espiritual, a água viva agora está disponível para todos os que estão espiritualmente sedentos.
A água que fluiu da rocha é um símbolo espiritual do Espírito Santo. O Senhor Jesus disse: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem” (João 7:38-39). Essa é a mesma “água viva” que o Senhor prometeu dar à mulher samaritana (João 4:13-14).
A promessa de uma vida nova no Espírito Santo está disponível a todos os que recebem Cristo Jesus, a Rocha ferida, como Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário