quinta-feira, 2 de janeiro de 2014


Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. (Êxodo 12:2).

NOVO ANO, NOVO COMEÇO

É apropriado para o primeiro dia do ano abrirmos este devocional falando sobre o começo de um novo ano. O versículo acima deveria ser o começo de uma era completamente diferente, na qual a contagem do tempo seria alterada. Mas qual evento revolucionário originou essa mudança?
Deus estabeleceu um recomeço para os israelitas. Por séculos, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó foram submetidos à escravidão no Egito. Agora Deus estava prestes a libertá-los e conduzi-los à terra prometida.
Da opressão à liberdade, do medo à segurança: um novo começo com Deus. Esse era um dia que realmente merecia ser lembrado. Marcava o início da história de Israel como o povo terreno de Deus.
Mas há muito mais. No versículo 3 lemos: “Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro”. Esse era o ponto central do novo começo. Esse fato apontava para Jesus Cristo, cuja morte sacrificial na cruz iria trazer um início ainda mais radical, não apenas para uma nação, mas para toda a humanidade que, desde então, está convidada a compartilhar dele.
Portanto, esse novo ano pode ser um ano de liberdade interior e verdadeira segurança para todos – um ano sob a benção e orientação de Deus. O Senhor não prometeu que os meses vindouros transcorreriam sem dificuldades, mas prometeu estar conosco em todas as circunstâncias que enfrentamos. Por isso em Suas mãos estamos seguros e salvos.
A promessa de Deus se aplica a todos os que desejam começar de novo sob Seu senhorio e que pertencem a Ele e à Sua nova criação pela fé em Jesus Cristo. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário