Pelo menos três raposinhas podem estragar as “flores” em um casamento:
1. Falta de compreensão. - Em 1 Pedro 3: 7 está escrito: “Os maridos (...) coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher.” É importante que entendamos as diferenças físicas e emocionais básicas entre homens e mulheres. Assim, não teremos expectativas irrealistas uns dos outros com base na ignorância.
2. Falta de consideração. - Um dicionário define consideração como “preocupação atenta com os outros”. O oposto disso seria o egoísmo e a indiferença. Vamos aplicar Romanos 15: 2 ao nosso relacionamento no casamento: Cada um de nós agrade a sua esposa ou marido para o bem, para edificação!
3. Falta de comunicação. - Precisamos aprender a conversar abertamente um com o outro. Como podemos fazer com que o outro saiba o que pensamos se não nos comunicarmos? Provérbios 20:5 diz: “Como águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o tirará para fora”. Aprender a se comunicar é um processo que dura a vida inteira e nunca pode ser totalmente dominado. Um dos maiores obstáculos à boa comunicação é o fato de não ouvirmos o suficiente um ao outro ou de começarmos a falar antes de termos ouvido. “Portanto, (...) todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tiago 1:19).
Deus quer nos ajudar a superar esses obstáculos e a ter um bom casamento se nos mantivermos fiéis à sua palavra. Será que estamos dispostos a pagar o preço abrindo mão de nossas próprias ideias e preferências em favor da orientação de Deus? Um casamento sob a bênção de Deus vale esse preço; e ninguém deve pensar que pode conseguir um “negócio” ainda melhor.
Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 28: 1 - 14; Colossenses 1: 1 - 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário