terça-feira, 18 de junho de 2024

E, ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, a Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele, e o persuadiu a subir com ele a Ramote-Gileade. 2 Crônicas 18: 2

Nesses versículos, encontramos um padrão de como Satanás manipula seus artifícios para tirar um crente fiel da comunhão com seu Senhor.

1. Satanás é um mestre da perseverança. - O rei Josafá, de Judá, era parente do rei Acabe, de Israel, há algum tempo, pois seu filho havia se casado com uma filha de Acabe. Porém, vários anos se passaram antes que ele visitasse Acabe em Samaria. Talvez Josafá, temente a Deus, já tivesse dado um testemunho claro a Acabe, que era ímpio. Mas, com o passar do tempo, há o perigo de que as linhas que antes eram claramente visíveis se tornem indistintas e que nossa capacidade de decisão diminua. O que era claro e distinto para uma consciência afiada ontem, hoje é percebido apenas vagamente por uma consciência entorpecida.


2. Satanás também é um mestre em táticas. - Se Josafá se permitiu ser ricamente alimentado por Acabe, como ele iria dar testemunho a Acabe depois? Com a barriga cheia, saciado e satisfeito, é quase impossível apontar para o anfitrião que seu caminho não corresponde à vontade de Deus.


3. Satanás também é um mestre do engano. - No final, Josafá se deixou tentar por Acabe para entrar em guerra contra o rei da Síria. Ele quase perdeu a vida nessa batalha. Josafá teve de fazer a amarga experiência de que, como crente, no lugar errado e no relacionamento errado, se pode encontrar rapidamente em uma situação em que se cai na armadilha de Satanás.


Que Deus nos salve hoje dessas artimanhas de Satanás em nossas vidas!


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 26: 13 - 25; Filipenses 4: 8 - 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário