O profeta Jeremias repetidamente enviou mensagens divinas aos reis de Judá e a todo o povo. Se continuassem a persistir em seus pecados, seriam inevitavelmente julgados por Deus. Essas advertências severas não agradaram aos príncipes do reino - eles queriam matar Jeremias. Em primeiro lugar, eles se certificaram de que Jeremias fosse jogado em um poço. O rei Zedequias havia lhes dado carta branca (vs. 1-6). Pobre Jeremias! Talvez Lamentações 3:52-54 nos mostre algo do que ele pode ter sentido na cova. Ninguém ousou se opor a essa violação da lei. Mas enquanto todo o Israel permanecia em silêncio, Deus trabalhou no coração de Ebede-Meleque, um etíope, e ele tomou uma atitude. Depois de obter permissão do rei para tirar Jeremias da cova, ele pegou trapos rasgados e gastos e os baixou por cordas até Jeremias na cova.
Os oponentes de Jeremias certamente não estavam interessados no fato de Jeremias ser gentilmente baixado à cova. Eles não se importavam se as cordas o feriam ou cortavam seus braços. Mas Ebede-Meleque disse a Jeremias: “Põe, agora, estes trapos velhos e rotos, já apodrecidos, nas covas dos teus braços, por debaixo das cordas” (v. 12).
Esses trapos e panos não estão pregando para nós? - Foi o amor genuíno que levou Ebede-Meleque a cuidar de Jeremias e contribuir para o seu alívio com esses meios humildes. Mesmo que esse amor trouxesse apenas alguns “trapos rasgados e gastos”: O Senhor não se esquecerá.
Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 24: 1 - 22; Filipenses 2: 19 - 30
Nenhum comentário:
Postar um comentário