quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do SENHOR; a tudo quanto quer o inclina. Provérbios 21:1

O decreto do rei persa Ciro (também chamado de Kyros) no ano 538 a.C. é um milagre, pois ele exorta os judeus a retornarem a Jerusalém e reconstruírem o templo destruído.


Ciro se considera o iniciador da construção do templo quando diz: “Ele me encarregou de lhe edificar uma casa” (Esdras 1: 2).


Mas Isaías já havia profetizado cerca de 160 anos antes, por volta de 700 a.C., sobre um rei Ciro e a reconstrução do templo: “Assim diz o SENHOR ... de Ciro: É meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; dizendo também a Jerusalém: Sê edificada; e ao templo: Funda-te!’” (Isaías 44:28).


Depois, Jeremias: Ele profetizou na época do primeiro exílio (605 a.C.): “Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar” (Jeremias 29:10).


O profeta Daniel, por sua vez, compreende no ano 539 a.C., a partir dos escritos de Jeremias, “o número de anos, ... em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos” (Daniel 9:2). Em seguida, Daniel se humilha e ora por seu povo Israel.


Deus profetiza a construção do templo por meio de Isaías, concretiza-a em Jeremias, atende à oração de Daniel — e então “inclina” o coração do rei pagão Ciro, para que este emita um decreto correspondente. Esdras, o escriba, escreve décadas mais tarde, durante outro retorno: “Bendito seja o SENHOR, Deus de nossos pais, que tal inspirou ao coração do rei, para ornarmos a Casa do SENHOR, que está em Jerusalém” (Esdras 7: 27). Sim — Deus tem os fios da história mundial em suas mãos!


Também hoje.


Leitura bíblica diária: Isaías 54: 1 - 17; Hebreus 13: 1 - 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário