sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Há tempo para chorar...; há tempo de estar calado e tempo de falar. Eclesiastes 3: 4, 7

Muitos cristãos se sentem inseguros em ajudar outras pessoas que estão passando por grandes sofrimentos. Por isso, queremos aprender com os conselhos da Bíblia, para que possamos consolar aqueles que perderam um ente querido ou estão passando por outras dificuldades graves. 

 

Nesse contexto, cinco versículos bíblicos se tornaram particularmente importantes para mim: “Seja pronto para ouvir, tardio para falar” (Tiago 1:19). “Chorai com os que choram” (Romanos 12:15). “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). “Consoleis os de pouco ânimo” (1 Tessalonicenses 5:14). “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa” (2 Timóteo 3:16). Embora toda a Sagrada Escritura seja útil, não devemos “sobrecarregar” um coração triste com uma série de versículos que consideramos encorajadores. Primeiro, devemos simplesmente ouvir, chorar com a pessoa, orar com ela e consolá-la.


Se ouvirmos bem, muitas vezes poderemos descobrir o que está pesando especialmente no coração. Talvez seja a grande solidão que dói após a morte de um ente querido. Às vezes, a raiva desempenha um papel importante, raiva de Deus, dos médicos ou dos membros da família. Há dores físicas atormentadoras? E talvez também medos? Ou talvez a consciência esteja acusando por causa de uma culpa desordenada?


De qualquer forma, não devemos dizer superficialmente: “Leia a Bíblia e conte seus problemas ao Senhor!” - Prefira pedir sabedoria a Deus para que possamos dar conselho espiritual e encorajamento aos que sofrem e ajudá-los com passagens das Escrituras que realmente se aplicam à sua situação.


Leitura diária da Bíblia Isaías 45.14-25 - Hebreus 9.19-28



Nenhum comentário:

Postar um comentário