Se misturar, se envolver, se comprometer
Ló fez a escolha errada quanto ao seu local de residência. A terra fértil o atraiu para Sodoma, embora fossem “maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR” (cap. 13:10, 13). Portanto, Ló não precisava se surpreender por logo se envolver em uma guerra.
Quatro dos reis beligerantes eram originários da região de Babel, onde há muito se afastaram do Deus verdadeiro e construíram um mundo religioso falso. Os outros cinco reis governavam nas cidades da planície do Jordão, onde também ficavam Sodoma e Gomorra, bastiões da devassidão e da imoralidade.
Não é de se admirar que não fosse possível viver em paz uns com os outros. Onde Deus é rejeitado e Sua ordem é jogada fora, não há tranquilidade, nem paz. Ló também sentiu isso. Não apenas “afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia”, mas também sofreu perdas amargas. A campina do Jordão, que era toda bem regada, acabou não lhe trazendo nenhum lucro (2 Pedro 2: 8).
Ló deve servir-nos de exemplo de advertência. Pois vivemos num mundo tão corrupto como naquela época. O fanatismo religioso, a fraude e os desejos carnais encontram-se a cada passo. Ló não conseguiu se libertar desse ambiente.
Mas há um lugar onde podemos permanecer imunes ao caos ímpio desta época: perto do Senhor Jesus, separados de todo o mal deste mundo. Abraão conhecia esse lugar de comunhão com Deus, ele sentava-se em paz junto aos carvalhais de Manre, perto de Hebrom.
Ló não conhecia esse lugar, ele sentava-se à porta de Sodoma (Gênesis 18:1; 19:1).
Somos como Abraão ou como Ló?
Leitura bíblica diária: Isaías 44: 1 - 13; Hebreus 8: 7 - 13
Nenhum comentário:
Postar um comentário