domingo, 26 de outubro de 2025

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1:30

Nossa posição e sua origem


Os cristãos não devem sua posição diante de Deus, nem à sabedoria do mundo nem à lei de Moisés (cf. v. 18-29). Mesmo que refletíssemos profundamente sobre Deus e seu Filho Jesus Cristo e obtivéssemos grandes revelações, nunca alcançaríamos essa posição, que aqui é simplesmente chamada de “em Cristo Jesus”. Em vez disso, fomos colocados nessa posição por Deus.


A origem de tudo o que somos como cristãos está em Deus mesmo. Ele é a fonte da graça que nos alcançou em Cristo. Isso se aplica à nossa salvação, para a qual não pudemos contribuir em nada (cf. Efésios 2:8), e também à posição do crente “em Cristo Jesus”: ela tem sua origem somente em Deus. Estar “em Cristo Jesus” significa que, quando Deus olha para nós, Ele vê apenas Cristo. Nossa existência, nossa posição diante de Deus está em Cristo.


Porque Deus nos trouxe até lá por graça, permanecemos lá, para sempre. Queremos guardar isso, apesar de todas as tentações de Satanás! Quando Paulo descreve um verdadeiro cristão, ele o chama de “um homem em Cristo”. Assim, ele diz uma vez: “Conheço um homem em Cristo” (2 Coríntios 12:2).


É verdade que Paulo se refere aqui a si mesmo e a uma experiência que só ele teve, a saber, ter sido arrebatado por um breve momento ao terceiro céu. No entanto, ele usa a expressão “homem em Cristo”, que se aplica a todos os filhos de Deus. Ele quer dizer que não teve essa experiência sobrenatural como apóstolo.


Na mesma carta, aprendemos algo essencial sobre aqueles que estão “em Cristo”: eles são uma nova criação: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5: 17).


Leitura bíblica diária: Isaías 51: 12 - 23; Hebreus 12: 1 - 11


Nenhum comentário:

Postar um comentário