Quando o apóstolo Paulo chegou a Tessalônica em sua segunda viagem missionária, alguns ali se converteram ao Deus vivo para servi-Lo e esperar Seu Filho do céu (cap. 1:9, 10). Eles sabiam que o Senhor Jesus voltaria em poder e glória para estabelecer Seu reino na Terra.
Mas agora alguns deles haviam morrido. Será que eles perderiam esse evento glorioso? Não, de forma alguma! Paulo lembra aos tessalonicenses que o próprio Senhor Jesus morreu e ressuscitou. Portanto, todos os que pertencem a Ele pela fé e adormeceram por meio Dele também serão ressuscitados. - Mas quando isso acontecerá? E como os vivos participarão disso?
Paulo recebeu uma revelação do Senhor sobre isso (v. 15). Antes mesmo que o Senhor Jesus apareça para estabelecer Seu reino de paz, Ele virá novamente para ressuscitar os que dormiram e, ao mesmo tempo, arrebatá-los para Si juntamente com os crentes vivos. Nesse processo, os corpos mortais dos vivos serão transformados de modo que estejam aptos para o céu (1 Coríntios 15:51, 52).
Tão repentinamente quanto a igreja de Deus foi criada no dia de Pentecostes, ela deixará a Terra com a mesma rapidez. Ninguém poderia ter previsto o dia da fundação da igreja. Tampouco podemos calcular o dia do arrebatamento. Essa vinda do Senhor Jesus é a nossa esperança cristã. Talvez Ele esteja vindo hoje. Então estaremos com Ele para sempre (v. 17).
A grande apostasia e outros eventos que só se revelarão plenamente após o Arrebatamento dos crentes já estão lançando suas sombras. Portanto, quão próxima está a vinda do Senhor! Aguardá-lo - isso deve caracterizar nossa vida hoje! E nessa esperança podemos encorajar uns aos outros. “E o Espírito e a noiva dizem: Vem!” (Apocalipse 22:17).
Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 20: 27 - 44; Salmo 122: 1 - 9