quinta-feira, 21 de novembro de 2024

E mandou a Judá que buscassem ao SENHOR, Deus de seus pais, e que observassem a lei e o mandamento. Porque de Israel vinham a ele em grande número, vendo que o SENHOR, seu Deus, era com ele. E entraram no concerto de buscarem o SENHOR, Deus de seus pais, com todo o seu coração e com toda a sua alma. 2 Crônicas 14: 4; 15: 9, 12

Logo no início de seu reinado, o rei Asa demonstra grande zelo pessoal pela causa de Deus. Ele exerce influência sobre as pessoas ao seu redor de duas maneiras: Influência por meio da autoridade e influência pelo exemplo. Ele ordena que o povo de Judá, ou seja, de seu reino, também busque a Deus. Dessa forma, ele usa sua autoridade dada por Deus para levar as pessoas subordinadas a ele a fazer o bem.

Como é isso com a gente? As mães têm autoridade sobre seus filhos. Os pais têm autoridade sobre suas famílias. Os irmãos que servem como anciãos têm autoridade na congregação local. Usamos nossa autoridade para o bem espiritual das pessoas ao nosso redor? Deus diz o seguinte sobre Abraão: “Eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR” (Gênesis 18:19). Os anciãos devem “governar bem a sua própria casa” e também a igreja (1 Timóteo 3:4; 5:17 ...). A autoridade é tanto um privilégio quanto uma responsabilidade. Vamos usá-la para o Senhor!


Deus recompensa o zelo de Asa abençoando-o visivelmente. Isso não passa despercebido. Várias pessoas do reino do norte de Israel correm para Asa e voluntariamente prometem buscar a Deus também. O zelo de Asa estabelece um precedente. Dessa forma, ele exerce uma influência positiva por meio de seu exemplo - sem nenhuma autoridade formal. Isso é algo com que todos nós podemos aprender. Que tipo de exemplo estamos dando? Estamos atraindo outras pessoas para perto do Senhor por meio de nossa vida?


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 14: 12 - 15: 8; Salmo 119: 81 - 96

Nenhum comentário:

Postar um comentário