quarta-feira, 27 de novembro de 2024

E chegaram as filhas de Zelofeade ... dizendo: Nosso pai morreu no deserto (...) e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai! Números 27: 1 - 4

E aconteceu que, quando Acsa chegou, ela o incitou a reivindicar um campo de seu pai. E ela desceu do jumento.

"Então, Calebe lhe disse: Que é o que tens? E ela disse: Dá-me uma bênção, pois me deste terra seca; dá-me também fontes de águas. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores."

Josué 15: 18, 19


Essas mulheres eram ousadas e exigiam uma herança na terra de Canaã! Mas o pedido delas mostra seu grande interesse na terra prometida e, portanto, é um exemplo para nós.


Na primeira história, são as cinco filhas de Zelofeade que corajosamente vão até Moisés após a morte de seu pai e pedem a terra de seu pai: “Dá-nos uma possessão”. Até aquele momento, a lei não previa que as filhas recebessem uma herança. Então Moisés fala sobre o assunto com Deus, que decide a questão em favor das filhas de Zelofeade. No futuro, a propriedade também deveria ser herdada pelas filhas se não houvesse descendentes do sexo masculino.


No segundo incidente, é Acsa quem pede a seu pai Calebe: “Dê-me uma bênção... Dê-me também fontes de água!” Calebe, que também gosta muito da Terra Prometida, entende bem o pedido dela e fica feliz em atendê-lo.


A “nossa Canaã” são os lugares celestiais para os quais nós, crentes, já fomos transferidos em Cristo. No entanto, precisamos primeiro tomar posse prática deles, ocupando-nos com o Cristo glorificado e com nossas bênçãos espirituais. Também reconhecemos nesses dois incidentes que isso não é necessário e apropriado apenas para os irmãos, mas também para as irmãs.


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 19: 1 - 14; Salmo 120: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário