sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Jesus lhes disse Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram. Marcos 1: 17, 18

Dois pescadores conversam sobre seu hobby. Como estou interessado na receita do sucesso deles, pergunto qual é a melhor hora do dia para pescar. “Quando os peixes estão mordendo”, é a resposta sucinta deles. “E como você sabe quando o peixe vai morder?”, continuo perguntando. Sorrindo, eles explicam que precisam pescar para descobrir.

A princípio, não sinto que estou sendo levado a sério. Mas, ao pensar nas respostas, percebo o que os pescadores estão tentando dizer: Juntamente com alguns outros fatores, o sucesso da pesca não depende de esperar pelo “momento certo”, mas de aproveitar todas as oportunidades para pescar. - Esse também deve ser o caso dos discípulos de Jesus, que são “pescadores de homens” no sentido mais amplo. Somos chamados a agir com sabedoria em relação aos que estão fora e a aproveitar as oportunidades que se apresentam a nós “para pescar” (cf. Colossenses 4: 5).


Às vezes nos falta o amor de pescar as pessoas. Como podemos despertá-lo? Um pescador me disse certa vez: “Você aprende a pescar fazendo, não falando”. E outro disse: “É melhor ir pescar com alguém que realmente saiba o que está fazendo”. Esse foi exatamente o caso dos discípulos de Jesus naquela época: depois que o Senhor os chamou para o seu serviço, eles puderam aprender com o seu exemplo. É isso que o Senhor quis dizer com suas palavras: “Farei de vocês pescadores de homens”.


O Senhor é o melhor professor de como “pescar” pessoas. Ele nunca tentou persuadir as pessoas a segui-Lo. Em vez disso, Ele falou palavras de autoridade e graça conforme os ouvintes eram capazes de entendê-las. Em última análise, Ele mesmo é o centro do evangelho que transmitimos em Sua comissão (cf. Marcos 4: 33; Romanos 1: 1, 3).


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 9: 1 - 11; Salmo 118: 15 - 29



Nenhum comentário:

Postar um comentário