quinta-feira, 4 de julho de 2024

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações. Mateus 28: 19

Como podemos levar o evangelho àqueles que são avessos a ele, como os muçulmanos? - Devemos saber e crer de coração,

* Que há apenas um caminho de salvação, que é por meio da fé em Jesus Cristo, que morreu por nós e pagou a penalidade por nossos pecados;


* Que o homem perecerá se não aceitar a Cristo (Atos 4:12);


* Que Deus "não quer que ninguém pereça, mas que todos venham a se arrepender" - até mesmo os muçulmanos! (2 Pedro 3:9).


O que devemos fazer em uma conversa é o seguinte: desejar de todo o coração a salvação do muçulmano;


* Nos atermos ao assunto principal, ou seja, que somos todos pecadores, que Deus nos ama muito e que Ele enviou Cristo para nos trazer o perdão completo e a vida eterna, porque não podemos nos salvar;


* Citar livremente a Palavra de Deus, especialmente usando passagens que falem de Cristo e de Seu amor pelas pessoas;


* Demonstrar interesse amoroso pela pessoa - muitos são atraídos ao Senhor pela bondade de quem fala com eles.


Nunca devemos falar de forma depreciativa sobre o Islã, o Alcorão ou Maomé, nem devemos nos envolver em questões políticas. Também não devemos nos irritar ou desanimar em uma conversa, mas permanecer respeitosos e educados!


Algumas pessoas pensam erroneamente que os muçulmanos sempre resistem ao evangelho, mas isso não é verdade! Conheci muitos ex-muçulmanos que aceitaram Cristo como seu Salvador e Senhor!


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 7: 1 - 17; 1 Tessalonicenses 2: 13 - 20

quarta-feira, 3 de julho de 2024

E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te! E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Marcos 4: 39

As tempestades na vida podem ser desgastantes, especialmente se durarem muito tempo. É muito fácil ficarmos desanimados e sem esperança. No entanto, a palavra de Deus nos incentiva a continuar com confiança, mesmo que ainda não vejamos o fim da turbulência. Não devemos nos concentrar tanto nos problemas, mas sim em nosso grande Deus. Ele está acima de tudo: Ele "encerrou os ventos nos seus punhos" (Provérbios 30: 4). Ele determina soberanamente a força e a direção do vento, nunca se esquece de nós e pondera o que espera de nós.

Quando Jesus Cristo estava com Seus discípulos em meio a uma grande tempestade no Mar da Galileia, Ele permitiu que a situação se tornasse perigosa. Ele próprio dormiu e permaneceu em silêncio até que os discípulos O acordaram em sua angústia. Só então Ele proferiu uma palavra de poder e a tempestade diminuiu. É claro que o Senhor poderia ter evitado que a tempestade acontecesse, mas não o fez. Nossa vida também nem sempre é tranquila. Às vezes, Deus envia dificuldades para que possamos aprender com elas. Dessa forma, tomamos consciência de nossa própria força e incapacidade e reconhecemos Seu poder e amor ainda mais claramente do que antes.


O apóstolo Paulo também se deparou com uma tempestade forte e prolongada em sua jornada para Roma. De uma perspectiva humana, não havia mais esperança de salvação. Mas Deus garantiu que o navio encalhasse em uma ilha habitada, de modo que todos os ocupantes puderam nadar até a praia e foram salvos.


Esses exemplos nos incentivam a confiar em Seu amor e onipotência. Pois Ele sabe melhor quando e como pode acalmar as tempestades de nossa vida.


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 6: 1 - 23; 1 Tessalonicenses 2: 1 - 12

terça-feira, 2 de julho de 2024

E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. Apocalipse 19: 8

Nas bodas do Cordeiro, Cristo se regozijará com o fato de Sua noiva estar usando um vestido que fala de seu amor por Ele. Pois tudo o que for feito agora na Terra por amor a Ele criará o vestido que a noiva usará diante Dele naquele dia.

Hoje, os crentes podem não ter nenhum papel neste mundo, podem ser ignorados ou tratados com desprezo. No entanto, nem um copo de água fria que eles passarem adiante será esquecido. Até mesmo a menor ação feita por amor a Ele será visível ali. Naquele dia, o amor que forneceu ao Senhor um travesseiro no barco, preparou-Lhe uma ceia em Betânia e ungiu Seus pés com o precioso azeite será lembrado. Lá você verá as lágrimas derramadas por amor a Ele, bem como as dificuldades e os sofrimentos suportados por causa do Seu nome. Mas a obediência e o amor que fizeram o que Ele queria em memória dEle também serão visíveis ali. A graça operou tudo isso em nós - e ainda assim é encontrada novamente no linho fino da noiva, onde pode ser admirada (Marcos 4: 38; João 12: 2, 3; 1 Coríntios 11: 24, 25).


O que um dia vestiremos no céu está sendo criado hoje. Aqui na Terra, no tempo de rejeição, está sendo criada a vestimenta com a qual seremos vestidos em Sua presença no dia de glória. Toda mansidão, humildade e paciência, toda graça e amor que vêm de uma fé que é testada se refletem na vestimenta da noiva que ela usará no dia das bodas do Cordeiro.


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 5: 1 - 25; 1 Tessalonicenses 1: 6 - 10

segunda-feira, 1 de julho de 2024

E aconteceu, depois disso, que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a. ... Amnom a aborreceu com grandíssimo aborrecimento, porque maior era o aborrecimento com que a aborrecia do que o amor com que a amara. 2 Samuel 13: 1, 15

Falso amor


Assim como seu irmão Absalão, Tamar foi abençoada com uma bela aparência que combina com seu nome: Tamar significa "palmeira" e representa a fertilidade e a graça. A beleza de Tamar atrai a atenção de Amnom, o filho mais velho de Davi. "Amnom ... amava-a": mas o que Amnom chama de amor não é amor verdadeiro. É desejo egoísta por uma mulher bonita, é meramente desejo sexual. Depois de satisfazer sua luxúria e estuprá-la, ele perde todo o interesse por ela. Seu comportamento depreciativo em relação a Tamar depois disso mostra que ele não tem nenhum interesse real em Tamar como pessoa. De fato, os sentimentos de Amnom se transformam no oposto: O amor se transforma em ódio. Sua repentina aversão a Tamar é mais forte do que sua afeição anterior por ela.


As emoções de Amnom são uma séria advertência: prestemos muita atenção aos nossos sentimentos! Não nos deixemos influenciar pelo espírito maligno da época! Sob o pretexto de amor, o setor de entretenimento promove a luxúria egoísta em músicas e vídeos. É assim que jovens movidos pela luxúria, como Amnom, são criados.


O amor genuíno é muito diferente: o amor genuíno "não busca o que é seu" (1 Coríntios 13: 5), mas tem em mente o bem da outra pessoa. Os casamentos dos crentes, em particular, devem ser caracterizados por cuidado e amor mútuos. O amor genuíno não toma, mas dá (cf. Atos 20: 35). Cristo também é o modelo perfeito nesse aspecto, pois Ele até mesmo deu Sua vida por amor a nós (Gálatas 2: 20).


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 3: 31 - 4: 12; 1 Tessalonicenses 1: 1 - 5