sábado, 13 de julho de 2024

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, (...), da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. Hebreus 11: 32 - 34

A fé de Gideão era fraca, mas era genuína. Quando Deus lhe pediu que derrubasse o altar idólatra de seu pai, ele obedeceu (Juízes 6: 25 - 27). É verdade que Gideão estava com muito medo de fazer isso durante o dia, então o fez à noite. Mas ele o fez! A fé não precisa necessariamente ser ousada para ser genuína. Como isso é encorajador para nós! Pouco antes da batalha contra os midianitas, vemos Gideão novamente com medo. Então, Deus lhe enviou um sonho para encorajá-lo a sair com fé (Juízes 7: 9 - 15). Depois de Deus ter mais uma vez prometido explicitamente a Gideão a vitória sobre os midianitas, Ele lhe disse: "E se ainda temes descer, desce tu e teu moço Pura ao arraial; e ouvirás o que dizem, e, então, se esforçarão as tuas mãos." E então Deus usou o sonho de um midianita para confirmar Sua palavra a Gideão.

Deus é tão gracioso! Mais uma vez, Ele tolera a fé fraca de Gideão e nos mostra como Sua graça é grande para todos que estão na mesma situação.


Quantas vezes nos assemelhamos a Gideão e ganhamos mais coragem por meio de "provas" do que pela simples fé na promessa da Palavra de Deus. Mas, graças ao Senhor, "ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó" (Salmo 103: 14). Deus não está tolerando nossa fraqueza, mas está nos mostrando que, do Seu ponto de vista, é mais importante que tenhamos uma fé genuína do que o quanto ela é forte.


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 15: 1 - 12; 2 Tessalonicenses 1: 6 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário