quarta-feira, 10 de julho de 2024

Não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas, pela força do boi, há abundância de colheitas. Provérbios 14: 4

Se o fazendeiro não tiver vacas, seus estábulos estarão limpos. A princípio, isso parece bom, porque ninguém gosta de limpar a sujeira dos outros. No entanto, o objetivo de um fazendeiro não é ter estábulos limpos (e, portanto, vazios), mas tornar sua fazenda lucrativa. Por isso, ele aceita de bom grado os estábulos sujos e o trabalho associado. Seu sustento depende da existência de vacas no estábulo.

Entretanto, esse versículo também nos ensina algo importante sobre como os crentes devem viver juntos: Deus não deseja "estábulos vazios" entre nós. Ele não quer que vivamos nossa fé apenas para nós mesmos e sigamos nosso próprio caminho. Ele quer que edifiquemos, confortemos, suportemos e perdoemos uns aos outros. A congregação (igreja) é descrita no Novo Testamento como um corpo formado por muitos membros ou como uma casa construída com muitas pedras. Ambas as figuras falam de comunidade e união.


Isso é particularmente importante para a congregação local. Se quisermos que nossos irmãos e irmãs cresçam numérica e espiritualmente, será que também estamos preparados para assumir as dificuldades associadas? O apóstolo Paulo empenhou-se em defender os outros e, como resultado, o "oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas". Se ele tivesse ficado sozinho, teria tido mais facilidade! Mas ele trabalhou porque queria que Cristo "tomasse forma" em cada crente (2 Coríntios 11: 28; Gálatas 4: 19).


É assim: quanto mais irmãos e irmãs na fé houver em um lugar e quanto mais próximos estivermos, mais árdua pode ser a vida. Mas o que é melhor: um estábulo vazio e, portanto, limpo - ou um rebanho crescente e a união sob a bênção de Deus?


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 12: 1 - 31; 1 Tessalonicenses 5: 1 - 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário