sexta-feira, 19 de julho de 2024

Santificai-me todo primogênito ... de homens e de animais; porque meu é. Êxodo 13: 2

O Antigo Testamento é um tipo de livro ilustrado que ilustra as verdades do Novo Testamento. Se lermos Gênesis 12-15 cuidadosamente, levando em conta Cristo e sua obra de redenção, reconheceremos quatro grandes verdades:

No capítulo 12, lemos sobre a proteção fornecida pelo sangue do cordeiro da Páscoa. Os primogênitos do povo de Israel estavam a salvo da ira de Deus por meio do sangue do cordeiro. Eles próprios não eram melhores do que os egípcios, e a ira de Deus deveria ter caído sobre eles também (cf. Romanos 5: 9; 1 Pedro 1: 18, 19).


O capítulo 13 trata da santificação do primogênito para Deus. O sangue do cordeiro da Páscoa os salvou do juízo e, por isso, eles agora pertenciam a Deus. Portanto, Deus reivindica os primogênitos como Seus; eles são santificados, reservados para Ele (cf. Tito 2: 14; 1 Coríntios 6: 19, 20).


Quando pensamos no Êxodo do Egito, muitas vezes “pulamos” esse capítulo, indo direto do capítulo 12 para o capítulo 14. Mas não devemos fazer isso. É importante que também deixemos que o capítulo 13, com a santificação dos primogênitos e a advertência contra o fermento, tenha um efeito sobre nós (cf. 1 Coríntios 5: 7, 8).


No capítulo 14, encontramos a libertação do poder do inimigo e, no capítulo 15, o louvor de um povo redimido para Deus (cf. Colossenses 1: 13, 14).


Juntos, esses aspectos nos mostram um quadro maravilhoso da “tão grande salvação” que nos é dada em Cristo (Hebreus 2: 3). - Proteção contra o juízo, santificação para Deus, libertação do poder do inimigo: Como poderia o louvor a Deus deixar de se materializar do nosso lado?


“Cantarei ao SENHOR, porque sumamente se exaltou... O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.” Êxodo 15: 1, 2


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 18: 1 - 18; Tito 1: 10 - 16



Nenhum comentário:

Postar um comentário