terça-feira, 23 de julho de 2024

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!

E disse- lhe o Senhor: Levanta-te, e vai ... e pergunta ... por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando ... E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem ... e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido ... E Ananias foi. Atos 9: 10 - 17


O apóstolo Paulo diz: “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11: 1). Talvez você responda: “Muitas vezes tentei fazer isso em vão. Mas Paulo era (quase) perfeito e também um apóstolo!”


Bem, não apenas Paulo pode ser um modelo para nós, mas também Ananias, a quem Lucas se refere aqui apenas como um certo discípulo. E rapidamente reconhecemos que ele é um discípulo que realmente segue o Senhor e cultiva uma comunhão íntima com Ele.


Quando o Senhor se dirige a ele pelo nome, Ananias se levanta: pronto para ouvir e pronto para servir. Então o Senhor o envia a Saulo, o perseguidor dos cristãos, e Ananias explica francamente ao Senhor como ele avalia a situação. Ele sabe por que Saulo veio a Damasco. - Ananias certamente orou para que o Senhor protegesse os crentes desse homem hostil.


Mas o Senhor diz o seguinte sobre Saulo: “Eis que ele ora!” Que surpresa! Um tremendo milagre! Sim, Saulo mudou radicalmente sua atitude em relação a Cristo: uma reviravolta de 180 graus! Ananias não consegue acreditar, o perigo que emanava desse Saulo ainda está tão claro em sua mente. Mas o Senhor confirma suas palavras e sua missão, e explica a Ananias o importante serviço que Saulo deve prestar a Ele. No início, ele, o simples discípulo Ananias, tem permissão para ser um ajudante valioso. Assim, Ananias parte com confiança e cumpre a instrução do Senhor. 


Conclusão amanhã


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 20: 1 - 26; Filemom 1: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário