domingo, 14 de julho de 2024

És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? Marcos 14: 61

Falsas testemunhas depuseram contra o Senhor Jesus perante o Sinédrio. Mas os depoimentos delas eram contraditórios e Ele não respondeu às acusações. Finalmente, o sumo sacerdote fez a pergunta: "És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?" Agora se tratava da verdade sobre Ele mesmo e da honra de Deus. Além disso, o sumo sacerdote O havia colocado sob juramento (ver Salmo 2: 2, 6 - 9; Mateus 26: 63; Levítico 5: 1).


Agora o Senhor não podia mais permanecer em silêncio sem violar a lei. Sua resposta "Sou eu" continha uma alusão ao nome de Deus (Êxodo 31: 4). Mas o Senhor disse ainda mais: como o Filho do Homem, Ele um dia retornaria com as nuvens do céu para o julgamento. Isso significava que aquele que agora era condenado por eles seria um dia o juiz deles (versículo 62; cf. Salmo 8: 5 - 10; 110: 1: Daniel 7: 13).


Então o sumo sacerdote rasgou suas vestes. Esse sinal de extremo horror, mas também de luto, era expressamente proibido ao sumo sacerdote (Êxodo 10: 6; 21: 10). Caifás rotulou a verdade da boca do Senhor Jesus como "blasfêmia". Agora ele não precisava mais de testemunhas: afinal de contas, o acusado havia pronunciado sua própria sentença de morte, ou assim pensavam.


Mas sua glória brilhava ainda mais! O Senhor não foi entregue a Pilatos por causa de falsas acusações, mas por causa de Seu próprio testemunho verdadeiro. Quantas provas Ele teria dado lá dentro de que realmente era o Filho de Deus. Mas eles não queriam ver nada disso.


Agora Seus inimigos não conseguiam mais conter a raiva reprimida. Alguns cuspiram nele, vendaram seus olhos, bateram nele com os punhos e zombaram dele. Até mesmo os servos ousaram esbofetear o Senhor dos senhores. Quão baixo é o nível das pessoas que tratam seu Criador dessa maneira! Mas quão grande é a graça de Deus, que não responde imediatamente com julgamento! (versículo 65).


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 15: 13 - 29; 2 Tessalonicenses 2: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário