terça-feira, 17 de julho de 2012

DUAS ANISTIAS


Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados
(Atos 13:38).

DUAS ANISTIAS

Por ocasião do 50º aniversário de sua ascensão ao trono, no ano do jubileu de 1887, a rainha Vitória concedeu anistia geral para todos os desertores do exército britânico. O édito começava assim: “Seja notório a todos os interessados…”.
Quem desertava podia aguardar as piores punições. Certamente a maioria deles aproveitou a oportunidade dessa graciosa oferta para sair do esconderijo.
As palavras do versículo de hoje são parte do discurso de Paulo na sinagoga em Antioquia. Mas, ao contrário da oferta da rainha inglesa, relativamente poucas pessoas se aproveitaram dessa também graciosa oferta. Os religiosos judeus da época se recusaram a admitir que essa mensagem do perdão dos pecados era direcionada a eles. No entanto, os que receberam a mensagem da graça foram os gentios.
A oferta da graça divina não se aplica a todos? Cada pessoa que nasce neste planeta precisa do perdão dos pecados. Então é inútil tentar nos esforçarmos para esconder nossos pecados dos olhos do Deus vivo. O rei Davi tentou, mas não conseguiu: “Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor… nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já as minhas iniqüidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças… Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado… Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação” (Salmo 38).
Lembre-se: uma anistia humana não fica disponível para sempre. E nem a divina. “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário