quinta-feira, 6 de junho de 2013

VENDO E NÃO ENXERGANDO


E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: Donde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio, pois, tudo isso? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa
(Mateus 13:54-57).

VENDO E NÃO ENXERGANDO

Em sua infância e juventude, o Senhor Jesus cresceu em estatura e graça diante de Deus e dos homens, e isso era um fato consumado em Sua própria cidade, Nazaré. Mas quando, na sinagoga de Nazaré, Ele começou a pregar a Palavra de Deus e a fazer milagres, poderíamos imaginar que o povo dali se alegraria por ter Alguém da cidade tão abençoado por Deus. Apesar de se maravilharem com Sua sabedoria e obras de poder, eles estupidamente pensaram que o Senhor Jesus não tinha o direito nem as condições de ser tão sábio e poderoso! E ficaram ofendidos com Ele. Não foram sensíveis o suficiente para perceberem que, apesar de qualquer opinião deles, o Senhor Jesus realmente tinha grande sabedoria e realmente fazia grandes milagres como nenhum outro jamais fez!
Tais fatos tão evidentes deveriam tê-los impressionado a tal ponto de motivá-los a conhecer mais sobre Ele. Nicodemos, em Jerusalém, falou de maneira bem sensata: “Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não for com ele” (João 3:2). Quando o Senhor disse que o tinha visto debaixo da figueira, Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o rei de Israel” (João 1:49). Até mesmo os soldados judeus enviados pelos fariseus para prendê-Lo, voltaram e disseram: “Nunca homem algum falou assim como este homem” (João 7:46).
Ninguém jamais dará a honra que o Senhor Jesus merece a não ser que Deus, em sua misericórdia, opere o arrependimento e o novo nascimento em seu coração. Caso contrário, a nossa atitude natural será de incredulidade, apesar e diante dos sinais que o Senhor opera todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário