segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, ... prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14

Nossa trajetória de vida

 

O apóstolo Paulo usa repetidamente imagens do esporte em suas cartas. As competições clássicas da época eram muito populares, e todos os leitores e ouvintes do Novo Testamento compreendiam o que era importante.


O versículo de hoje trata de uma corrida de curta distância. Paulo pensa principalmente na meta e no prêmio a ser conquistado. Quando o comando de largada fazia o corredor sair da linha de partida, só havia uma coisa para ele: a meta. Tudo o mais ao seu redor perdia o significado, até mesmo o corredor ao seu lado.


Embora se tratasse apenas de uma coroa de louros terrena e passageira como prêmio, o corredor esquecia “o que estava para trás”, ou seja, tudo o que fazia parte da vida cotidiana. Ele agora vivia apenas para a corrida, seu olhar estava voltado para a frente; toda a sua atenção estava voltada para a meta.


Quanto mais isso se aplica à nossa corrida da fé, na qual há uma recompensa eterna a ser conquistada! Por isso, o apóstolo se compara a um corredor que não apenas corre rápido, não apenas se apressa, mas corre com o olhar fixo na meta: “a vocação de Deus em Cristo Jesus”. Sua meta era seu Senhor, que lhe aparecera em luz resplandecente diante de Damasco.


Tal vocação não tolera compromissos, nem procrastinação. Também não devemos nos distrair com coisas que parecem desejáveis ou atraentes neste mundo. O apóstolo Paulo tinha muitas qualidades humanas devido à sua origem e educação, mas ele considerava tudo isso como “perda” e “como esterco” para ganhar a Cristo (v. 8). - Que exemplo digno de ser imitado!


Leitura diária da Bíblia: Isaías 65: 13 - 25; Marcos 3: 20 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário