domingo, 16 de novembro de 2025

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1: 30

Cristo, nossa santidade

 

Cristo também se tornou para nós santidade. A palavra grega correspondente designa uma santidade prática. — A Bíblia também conhece uma santidade absoluta, em termos de posição. Sob esse aspecto, todos os crentes são “santos”: “Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” Pela morte do Senhor, eles foram retirados “do presente século mau”, para serem inteiramente de Deus (1 Coríntios 1: 2; 6: 11; Gálatas 1: 4).


Mas nosso versículo bíblico trata da santidade prática do cristão. Para isso, Cristo é o padrão e o meio. O que isso significa? Se quisermos saber o que significa santidade prática, precisamos olhar para Cristo. Somente em Cristo podemos ver a santidade perfeita. Deus nos dá assim um padrão absoluto, que nunca alcançaremos em nossa prática de vida, mas que não nos desanimará. Pois olhamos para Cristo; e isso só pode nos tornar felizes. O Espírito Santo nos apresenta Cristo para que nos separemos de todo o mal ao nosso redor e não cedamos ao poder do mal em nós. Pois com o Senhor Jesus diante de nossos olhos, não pecamos.


Quando Cristo foi para o Pai, Ele se separou do mundo, ou seja, santificou-se, e agora Ele é, na glória, o ponto de atração para nós. Ele é para nós como um ímã que atrai nossos corações para si. E quando contemplamos a sua glória, somos “transformados à sua imagem” (João 17: 19; 2 Coríntios 3: 18). Dessa forma, nós também somos santificados. Essa santificação prática não é forçada, mas ocorre naturalmente quando nossos corações estão voltados para o Senhor Jesus.


Leitura bíblica diária: Eclesiastes 3: 1 - 22; Marcos 5: 15 - 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário