sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe. Ata-os perpetuamente ao teu coração e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Provérbios 6: 20 - 22

O conselho de Salomão aos jovens cristãos

 

Dificilmente se poderia dar um conselho melhor do que estas palavras da Bíblia aos jovens que deixam o lar piedoso dos seus pais. Os jovens precisam de convicções próprias e firmes para não serem levados pela correnteza do espírito da época. 

Salomão recomenda aqui: faça dos ensinamentos de seus pais, baseados na Palavra de Deus, sua propriedade, sua convicção interior. O mundo ao nosso redor muitas vezes quer nos convencer exatamente do contrário: desenvolva sua personalidade, liberte-se das “tradições antiquadas” dos seus pais. — Mas a maneira normal como os jovens cristãos devem aprender é seguir o exemplo e os ensinamentos dos mais velhos, que já foram obedientes à Palavra de Deus antes deles e tiveram experiências de fé.


“Guardar a lei do Senhor” significa amar a Palavra de Deus.


“Atá-los perpetuamente ao coração” e “pendura-os ao pescoço” significa viver em tão estreita conexão com a Palavra de Deus e em comunhão com o Senhor que a verdade bíblica forma e guia o caráter e a vontade. Só assim o jovem pode ser uma bênção para os outros.


“Quando acordares, falará contigo.” Quão melhor é acordar com os ensinamentos bíblicos dos pais em mente do que com os próprios planos, movidos pela ambição.


Se os jovens querem experimentar a bênção de Deus em suas vidas, é extremamente importante que tenham uma boa consciência diante de Deus e vivam de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus, assim como aprenderam com seus pais tementes a Deus — mesmo que pais crentes cometam erros na educação.


Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 2: 1 - 11; Marcos 4: 35 - 41



Nenhum comentário:

Postar um comentário