domingo, 24 de agosto de 2014

2 Reis 3:1-15

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça?
(2 Coríntios 6:14).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 REIS (Leia 2 Reis 3:1-15)

Jorão, irmão de Acazias, se torna rei de Israel. Embora também faça o que é mau aos olhos do Senhor, algumas melhorias são notadas em comparação à conduta dos seus pais. Ele oficialmente rejeita a adoração a Baal.

O primeiro versículo deste livro já mencionava a rebelião de Moabe. Essa é a ocasião para Jorão preparar uma ofensiva contra os moabitas, contando com o apoio de seus mais chegados aliados: o rei de Judá e o rei de Edom. Infelizmente, Josafá não aprendeu a lição de Ramote-Gileade. Ele deu a Jorão a mesma resposta que dera a Acabe (v. 7; 1 Reis 22:4).

A expedição chega à beira do desastre. Jorão culpa o Senhor, embora ele mesmo tenha sido o responsável por toda a situação. Muitas pessoas agem assim também. Em vez de se arrependerem, elas acusam Deus pelas dificuldades que enfrentam. Nesse ponto, Josafá finalmente se preocupa com a Palavra do Senhor. Eliseu está inconformado diante dos três reis, associados de maneira tão errada. Isso nos remete ao jugo desigual com os incrédulos contra o qual os cristãos são seriamente advertidos (2 Coríntios 6:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário