quarta-feira, 13 de agosto de 2014

RELIGIOSOS E REBELDES

Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.
(Isaías 65).

RELIGIOSOS E REBELDES

O cumprimento desta profecia de Isaías, que fala da aproximação dos gentios por parte do Senhor, pode ser vista nos primeiros capítulos de Atos. Apesar do Senhor Jesus ter sido elevado ao céu, ainda vemos Deus se demorando em Israel. Mas Sua presença já se afastava deles. Percebemos isso no discurso de Pedro: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” (Atos 3:19-20).

O sermão de Pedro fala sobre o retorno de Cristo para a bênção de Israel, se os representantes da nação tivessem se arrependido, como o farão quando Ele voltar (Zacarias 12:12-13). Por fim, quando a rebelião foi total e completa, Paulo e Barnabé proferiram a sentença fatal: “Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios” (Atos 13:46). A partir daí, a história da Israel como nação se encerrou por um tempo (Oséias 3:4-5).

Aquela geração tinha “religião” sem arrependimento nem confissão, e aquela geração foi extinta! Vemos esse espírito de religiosidade atuando ainda hoje. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12). O caminho da religião parece direito, e cada pessoa escolhe aquela que mais lhe convém; porém, o fim de todas elas é a morte.

Sem arrependimento e conversão ao Filho de Deus, não há vida, não há presença de Deus, não há nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário