quinta-feira, 7 de agosto de 2025

E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. Lucas 22: 60

Apenas um galo cantando


Que cena impressionante! Noite escura e fria, fogueiras ocasionais, vozes ásperas de soldados, um réu que merece nossa simpatia, acusadores exaltados. E no meio dessa situação está Pedro. Pela terceira vez, ele afirma enfaticamente que não tem nada a ver com o acusado, com Jesus Cristo, o homem de Nazaré. De fato, ele nem mesmo o conhece. -E então um galo canta.


Muitos galos podem ter cantado naquela noite em Jerusalém, mas esse canto de galo é único. Enquanto Pedro ainda está se defendendo, esse galo canta. Jesus olha para Pedro, e Pedro desaba sob o peso de sua culpa e sai. Ele O negou, seu Senhor e Mestre, e até mesmo negou veementemente conhecê-Lo.


Um simples cantar de galo - o Senhor Jesus o usa para atingir a consciência de Pedro. Será que também não ouvimos esse “cantar do galo” em nossa vida? Não houve situações, conversas, experiências, as chamadas “coincidências” - talvez a princípio triviais, cotidianas, aparentemente completamente normais - mas depois com um poder explosivo que falou conosco? Quando de repente nos demos conta de que era o próprio Senhor Jesus que estava falando conosco aqui, que queria nos advertir e nos fazer recuar? Porque nós, como Pedro, havíamos nos tornado descuidados, indiferentes, arrogantes ou autoconfiantes por termos nos distanciado de nosso Senhor.


O galo cantou e, quando o Senhor olhou para Pedro, ele imediatamente entendeu a mensagem. De repente, ele se deu conta de todos os seus fracassos - esse foi o primeiro passo para voltar atrás.


Leitura diária da Bíblia: Jó 16: 1 - 22; Atos 10: 17 - 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário