sábado, 9 de agosto de 2025

Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Provérbios 24:15

Quando o justo cai


Não é uma característica típica do justo - a pessoa que vive de acordo com a boa vontade de Deus - o fato de ele cair. Pelo contrário, a Palavra de Deus diz a respeito dele que “sua vereda é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4: 18). Se o crente se deixa guiar pelo Espírito Santo, seu caminho de fé está em constante ascensão e ele cresce “a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4: 13).


Se, mesmo assim, o justo cair - e isso acontece, embora seja contrário à natureza do crente - ele se levantará novamente! Isso o distingue dos ímpios. Eles, que não buscam a Deus, seguem um caminho que termina em destruição.


O apóstolo João reforça as descrições de Salomão sobre os justos quando escreve: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis”; e ainda: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca, mas aquele que é nascido de Deus se guarda”. E ainda acrescenta: "E, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados" (1 João 2:1, 2; 5:18).


Devemos agradecer ao nosso Deus e Pai, do fundo do coração, pela graça que nos levanta novamente depois de termos caído por não termos nos comportado como um filho de sua família. Mas o fato de Deus nos levantar novamente confirma que ainda pertencemos a essa família. Portanto, não hesitemos em confessar a Ele nossos erros!


Leitura diária da Bíblia: Jó 18: 1 - 21; Atos 11: 1 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário