Passos da fé (6) - Batismo cristão
As pessoas que passam a ter fé no Senhor Jesus confessam-no publicamente por meio do batismo: elas se posicionam ao lado dos gentios rejeitados. Assim, elas assumem uma nova posição na Terra e, de agora em diante, querem seguir e servir a Cristo.
Aqueles que são batizados “se revestiram de Cristo”. No batismo, vestimos um “uniforme” ou um “uniforme de serviço”, por assim dizer, que representa Cristo. Queremos que apenas Cristo seja visto em nós de agora em diante, de modo que sejamos sempre reconhecidos apenas como Dele, como cristãos. Isso pode nos custar muito - custou tudo a Paulo. Mas será que o Senhor Jesus, “que nos amou e se entregou a si mesmo por nós” (Gálatas 2:20), não pode esperar isso de todos os redimidos?
O batismo não é apenas uma confissão de Cristo, mas também tem um importante significado simbólico: “Não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” O batismo simboliza que fomos “feitos um com Cristo [ou: crescidos juntos] na semelhança de sua morte”; nós “morremos com Cristo”. O batismo, portanto, enfatiza a ideia de morte. Na morte de Cristo, o crente morreu ou foi crucificado para o pecado, a lei e o mundo (Romanos 6:3-8; 7.4; Gálatas 6:14).
É assim que Deus vê o crente, e nós também devemos nos ver sob essa luz. Mesmo que não nos sintamos assim, a Bíblia nos desafia a adotar o ponto de vista de Deus: “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.” Se estivermos profundamente convencidos e afirmarmos de coração que estamos mortos para o pecado, para a lei e para o mundo, isso nos ajudará muito a viver para Deus e a “andar em novidade de vida” (Romanos 6:4, 11).
Leitura diária da Bíblia: Jó 22: 1 - 30; Atos 13: 1 - 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário