domingo, 10 de agosto de 2025

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. João 1:11, 12

Indesejado


Durante seu tempo na Terra, o Filho de Deus sofreu muita rejeição. Certamente foi particularmente doloroso para Ele o fato de Seu próprio povo, “os Seus”, O terem rejeitado. Quatro lugares em Israel se destacam em particular:


1. Belém: Mesmo no nascimento de Jesus, ficou claro que não queriam aceitar o Salvador. Não havia lugar na hospedaria da cidade de Davi quando Jesus deveria nascer (Lucas 24:7). Para Ele, o descendente de Davi, havia apenas um lugar na manjedoura.


2. Nazaré: Jesus viveu aqui desde a infância até a idade adulta. Mas Ele não era bem-vindo. Mais tarde, no início de Seu ministério público, O expulsaram da cidade com fúria e quiseram jogá-Lo da montanha para baixo (Lucas 4:16, 29).


3. Cafarnaum: Pelo fato de Jesus ter morado aqui por um tempo, Cafarnaum é chamada de “Sua própria cidade”. Embora Ele tenha realizado muitos milagres nessa cidade, as pessoas não O ouviram e não se arrependeram (cf. Mateus 4:13; 9:1; 11:23).


4. Jerusalém: Mesmo nessa cidade de Davi (2 Samuel 5:9), as pessoas não queriam o Senhor Jesus. Aqui, na capital de Israel, exigiram que Ele fosse crucificado. Assim, Ele foi condenado e morto pelos líderes dos judeus. Essa cidade não só matou os profetas do Antigo Testamento, mas também o Messias que tinha vindo para salvá-los (Mateus 23:37).


Ser menosprezado não deixa ninguém indiferente, especialmente se você não tiver dado motivo para isso. Foi ainda pior para nosso Senhor: Ele recebeu o mal pelo bem e o ódio pelo seu amor (Salmo 109:5). Sua perfeição foi revelada em todos esses sofrimentos. Nós O admiramos por isso.


Leitura diária da Bíblia: Jó 19: 1 - 20; Atos 11: 19 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário