Disciplina e admoestação na criação dos filhos? Esse estilo de criação ainda se encaixa em nossa época? Hoje em dia, os pais são aconselhados a não restringir seus filhos com regras ou limites.
Bem, nós, cristãos, podemos e devemos nos orientar pelo que Deus diz em sua palavra. Ele sabe melhor do que qualquer pedagogo o quanto as crianças precisam de disciplina e admoestação. Entretanto, não devemos apenas punir ou “ameaçar com o dedo indicador”, mas também educar nossos filhos, alertá-los sobre os perigos e estabelecer limites, incentivá-los e instruí-los. Além disso, temos nosso próprio exemplo, que - juntamente com a oração - talvez seja a ferramenta educacional mais importante para os pais.
A educação se estende a muitas áreas de nossa vida como cristãos, para as quais nossos filhos precisam de valores e comportamento moral baseados na Bíblia. Isso se aplica à vida neste mundo - escola, educação, trabalho - bem como à vida dentro da congregação (igreja) de Deus. Devemos explicar tudo aos nossos filhos com base na Palavra de Deus, com o objetivo de evitar que eles deem passos errados e amadurecê-los espiritualmente para que o próprio Cristo se torne a medida de todas as coisas para eles.
Criar os filhos é, portanto, uma tarefa variada e importante para os pais, e é - como diz o versículo do dia - "do Senhor": os pais recebem essa tarefa do Senhor e devem realizá-la como se Ele mesmo estivesse se encontrando com os filhos.
Nesse sentido, não queremos criar nossos filhos para Ele com a ajuda do Senhor? Que Ele conceda a todos os pais sabedoria e força para isso! Os avós também podem orar por isso, assim como aqueles que não têm filhos.
Leitura diária da Bíblia: Jó 3: 1 - 26; Atos 5: 33 - 42
Nenhum comentário:
Postar um comentário