sábado, 19 de julho de 2025

Vê se há em mim algum caminho de aflição. Salmo 139:24

Temor de Deus em Davi

O temor de Deus é uma característica de um verdadeiro crente. É a santa preocupação de que nossa comunhão com Deus possa ser obscurecida pelo pecado. Encontramos um exemplo disso no Salmo 139, onde Davi ora: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos! E vê se há em mim algum caminho de aflição, e guia-me pelo caminho eterno!” (v. 23, 24).

É verdade que Davi não está ciente de nenhuma culpa ou infidelidade nesse momento — isso fica claro nos versículos anteriores. Lá, Davi louva a Deus muito abertamente como alguém que está agindo com a consciência limpa. Mas, diante da grandeza de Deus, Davi sente que seu próprio julgamento sobre o estado do seu coração pode ser insuficiente. Ele sabe que é insuficiente e fraco e que os olhos de Deus enxergam mais longe do que os seus; por isso, ele pede: “Vê se há algum caminho de aflição em mim”. Em outras palavras, ele diz: “Mostra-me o que meus olhos não enxergam e ajuda-me em tudo”.

Quão úteis e valiosos são tais sentimentos e pedidos! Assim fala o “homem segundo o coração de Deus”; o homem que Deus ainda séculos após sua morte chama de “seu servo”; o homem por causa do qual Deus exerceu misericórdia quando homens infiéis desafiaram seu julgamento (Atos 13: 22; 2 Reis 8: 19).

Esse temor a Deus ainda é necessário hoje. As palavras do filho de Davi, Salomão, continuam válidas: toda sabedoria começa com o temor do Senhor, e “feliz é o homem que teme constantemente” — isto é, que, com santa preocupação, evita tudo o que não agrada a Deus (Provérbios 9: 10; 28: 14).

Leitura diária da Bíblia: Daniel 11: 10 - 28; Atos 4: 13 - 22


Nenhum comentário:

Postar um comentário