Uma torre forte
A expressão “torre forte” é usada apenas três vezes nas Escrituras Sagradas.
Na primeira passagem bíblica, no Livro dos Juízes, ela deve ser entendida literalmente (Juízes 9: 51). Ela se refere a um edifício, uma torre fortemente fortificada que oferecia proteção contra ataques inimigos. A “torre forte” ficava no centro da cidade. Dificilmente seria possível destruí-la com as armas da época.
A segunda vez que a expressão é usada em sentido figurado é no Salmo 61, em que Davi, o futuro rei de Israel, escreve: "Desde os confins da terra, eu te invoco quando o meu coração está desfalecido; tu me levarás a uma rocha que é alta demais para mim. Pois tens sido um refúgio para mim, uma torre forte contra o inimigo" (v. 34).
A terceira passagem em Provérbios 18:10 diz: “O nome do Senhor é uma torre forte”. Essa expressão “o nome do SENHOR” é usada com frequência no Antigo Testamento. A primeira vez é com Enos, um neto de Adão (Gênesis 4:26). Seu nome significa “frágil” ou “mortal”. Provavelmente foi sob a impressão de sua própria impotência que as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor em oração pedindo ajuda. O nome de Deus representa tudo o que o nosso Deus é (cf. Êxodo 34: 5-7). Seu grande poder está sempre disponível para nós, mas gostamos especialmente de invocá-lo quando estamos sob pressão. Então, podemos correr para essa “torre forte” em oração, onde podemos encontrar proteção e segurança.
A palavra “segurança” em hebraico aqui significa algo como “no alto”. Ela nos faz lembrar das águias que constroem seus ninhos no alto de penhascos ou em árvores muito altas para proteger seus filhotes do perigo.
Que bênção ter essa “torre forte”!
Leitura diária da Bíblia: Jó 4: 1 - 21; Atos 6: 1 - 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário