domingo, 19 de maio de 2024

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, ... porque habita convosco e estará em vós. João 14: 16, 17

Uma característica especial do tempo presente é a presença do Espírito Santo como uma pessoa divina na Terra. Mesmo em épocas anteriores, o Espírito Santo trabalhou por meio dos profetas e de outras testemunhas e, enquanto o Senhor Jesus estava na Terra, o Espírito também trabalhou por meio dos discípulos. Mas em nosso versículo, o Senhor Jesus fala de algo completamente novo: em breve o Espírito Santo habitaria neles como uma pessoa divina. Portanto, Ele não estaria presente temporariamente como no Antigo Testamento; não, Ele permaneceria com eles e neles para sempre! Que bênção!

O Senhor descreve o Espírito Santo como o "outro Consolador". Enquanto o Senhor Jesus esteve na Terra, Ele cuidou dos discípulos aqui. Isso é o que o Espírito Santo faria na Terra no futuro. Embora Ele seja o "outro Consolador", Ele é da mesma natureza que o Senhor Jesus, como o texto base indica. O Senhor deixaria os discípulos, mas lhes enviaria outro conselheiro.


Mas mesmo depois de Sua ascensão, o Senhor Jesus ainda está ativo como Consolador dos crentes: Agora Ele é o "Advogado para com o Pai" (1 João 2:1, 2).


Quando o Senhor Jesus promete aos Seus discípulos: "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós", Ele não está se referindo ao Seu retorno à Terra, mas à vinda do Espírito Santo: o Espírito glorificaria o Senhor; o Espírito receberia de Cristo e o proclamaria a nós (João 16: 14).


Portanto, o crente é ainda mais ricamente abençoado do que se o Senhor Jesus não tivesse partido. Não apenas temos um Advogado no céu e estamos conectados com Ele lá, mas também temos um consolador ou conselheiro na terra que vive em nós.


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 12: 16 - 13: 4; Salmo 95: 1 - 11




Nenhum comentário:

Postar um comentário