segunda-feira, 6 de maio de 2024

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! - E deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14: 18 - 20

Alguma vez você já leu uma passagem na Bíblia e uma pessoa chamou sua atenção? Como você gostaria de saber mais sobre ela do que o texto bíblico diz! É assim que me sinto quando leio sobre Melquisedeque. Deus não nos conta muito sobre essa pessoa histórica nos versículos acima. Quem são seus antepassados? Abraão e ele ainda mantiveram contato mais tarde? Acima de tudo, como ele conheceu o "Deus Altíssimo" para que pudesse servi-lo como sacerdote? Será que Melquisedeque recebeu uma revelação especial de Deus - como Abraão recebeu?

No Novo Testamento, aprendo que tenho de colocar meu interesse nos propósitos que Deus persegue com Sua Palavra! Em Hebreus 7:1 - 3, leio: "Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, ... sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre".


A intenção de Deus era, portanto, nos dar exatamente detalhes suficientes sobre Melquisedeque - ou não dá-los! -para que ele pudesse ser "comparado ao Filho de Deus" de uma forma claramente reconhecível. A Bíblia sempre trata das intenções de Deus, e elas são de natureza espiritual: revelar a Si mesmo, apresentar Seu Filho de forma grandiosa e gloriosa e nos comunicar tudo o que é útil para nossa salvação e nossa vida com Ele e para Ele (veja, por exemplo, Hebreus 1:1, 2; Lucas 24: 25 - 27; 2 Timóteo 3: 16 - 17).


O Senhor quer nos mostrar, acima de tudo, "o que Lhe diz respeito". Não deve ser difícil para nós deixar de lado nosso interesse em detalhes biográficos, históricos e científicos,


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 4: 1 - 11; Efésios 5: 8 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário