quarta-feira, 29 de maio de 2024

Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus. Jonas 1: 6

Em sua jornada não convencional, Jonas experimenta como Deus intervém de uma forma reconhecível. Primeiro, Deus envia uma tempestade violenta e, depois, usa os marinheiros pagãos para despertar Jonas de seu sono literal e espiritual. - Isso também pode acontecer conosco em um caminho que tomamos sem a comissão de Deus: Os não cristãos se ofendem com nosso comportamento, assim como os marinheiros pagãos se ofenderam com o comportamento de Jonas naquela época.

E não é apenas a repreensão desses pagãos que é embaraçosa para o profeta. O comportamento exemplar deles em relação a ele quando fez uma "declaração" também é embaraçoso para ele. No início, os homens remam com força para não ter que jogar Jonas no mar, mas para colocá-lo em terra firme. Em seguida, eles oram ao Senhor - a um Deus que lhes é estranho - e só então cedem ao pedido de Jonas com grande temor e o lançam ao mar. O contraste entre o comportamento de Jonas e o dos marinheiros pagãos deixa particularmente claro o quanto Jonas caiu espiritualmente.


Deus oferece ainda outro meio de restaurar Jonas espiritualmente: Ele envia um grande peixe. E ali, no ventre do peixe, Jonas aprende a orar ao Senhor novamente. Deus ouve sua oração e dá ao seu servo uma segunda chance. Como somos tocados por essa frase: "A palavra do SENHOR veio a Jonas pela segunda vez"! (capítulo 3: 1).


Mesmo hoje, Deus ainda é "um Deus de segundas chances". Muitas vezes, algumas pessoas têm de se acostumar com isso quando encontram um crente caído, mas restaurado, e têm de recebê-lo. Mas como é encorajador para qualquer pessoa que, como Jonas, tenha se perdido: eles podem saber que Deus quer lhes dar uma segunda chance e corrigi-los novamente!


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 17: 1 - 16; Salmo 103: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário