sexta-feira, 31 de maio de 2024

Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. João 15:5

Dar frutos


O Senhor Jesus fala de Si mesmo como a videira, enquanto descreve Seus seguidores como ramos, ou seja, como brotos individuais que crescem a partir da videira. As uvas só podem se formar em um ramo se ele estiver unido à planta e, assim, receber os nutrientes necessários, especialmente água.


O ensinamento é fácil de entender: só podemos dar frutos em união com Cristo. Ou, dito de outra forma: Separados Dele, os discípulos de Jesus não podem fazer nada! Pelo menos nada que possa dar frutos para Deus.


É notável o fato de que não nos pedem para dar frutos! Em vez disso, somos convidados várias vezes a permanecer Nele. Então, nosso versículo do dia diz que daremos muitos frutos. Esse parece ser um processo quase automático: Quem permanece Nele dá frutos! Sim, quando vivemos em comunhão com o Senhor Jesus, somos transformados à Sua imagem. Tornamo-nos cada vez mais parecidos com Ele e mostramos Suas características. Isso é o que constitui nosso fruto para Deus!


Paulo confirma isso em Gálatas 5: 22 quando descreve o fruto do Espírito: "caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança". Portanto, não se trata de grande empenho e zelo com resultados visíveis, mas de como conduzimos nossa vida. As virtudes que Paulo lista devem necessariamente ser produzidas pelo Espírito Santo. Pois até mesmo pessoas descrentes podem ser muito gentis ou amáveis por natureza, mas isso não é um fruto do Espírito.


Somente se "permanecermos nele" o Espírito Santo poderá nos transformar cada vez mais na imagem de Cristo, e automaticamente daremos "muito fruto" para Deus! (2 Coríntios 3:18).


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 17: 31 - 40; Salmo 104: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário