A espada do Espírito
O apóstolo Paulo fala aqui da batalha cristã. Ela não é dirigida contra as pessoas, mas contra Satanás e seus anjos, que querem nos roubar o gozo de nossas bênçãos espirituais e a comunhão com Deus (v. 12).
Quando se trata de resistir aos ataques astutos do diabo, os recursos humanos, como a engenhosidade e a força de caráter, são inúteis. Só podemos ser fortes "no Senhor e na força do seu poder". E somente quando tivermos vestido toda a armadura de Deus é que poderemos vencer a batalha (v. 10, 11).
Essa armadura consiste em seis partes. Somente no final é que se diz: "Tomai também (...) a espada do Espírito". Para que o lutador seja capaz de manejar bem essa espada, ele deve primeiro estar na condição espiritual correta. Caso contrário, a espada se tornará uma arma sem cabo: ele se machucará.
Como a palavra de Deus poderia ser usada com sucesso contra o inimigo sem a veracidade (cingido com a verdade), sem uma consciência limpa (couraça da justiça), sem a confiança no amor de Deus (escudo da fé) e sem a certeza da salvação (capacete da salvação)? - Por isso essas partes da armadura são mencionadas antes da espada.
Observemos também que ela é "a espada do Espírito". Somente o Espírito Santo que habita em nós é capaz de manejar a espada. Citar um versículo bíblico não é necessariamente um golpe com a espada do Espírito. Pois o diabo também citou uma frase da Palavra de Deus quando tentou o Senhor, mas a tirou do contexto e a usou incorretamente. Portanto, como é importante que o Espírito nos dê a escritura correta na guerra espiritual! É claro que precisamos conhecer a Palavra para poder usá-la. Mas devemos deixar o manejo da espada para o Espírito de Deus.
Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 6: 13 - 7: 1; Efésios 6: 19 - 24
Nenhum comentário:
Postar um comentário