terça-feira, 28 de maio de 2024

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis. Jonas 1:1-3

O livro de Jonas é corretamente descrito como uma joia entre os livros do Antigo Testamento. É impressionante o fato de Deus mostrar sua misericórdia a uma cidade pagã, a metrópole assíria de Nínive.

Também somos tocados pela maneira como Deus lida com Jonas. Jonas tinha grandes problemas com sua vontade própria. Talvez o invejemos porque ele havia recebido instruções claras de Deus: "Vá para Nínive". Mas os padrões de Deus e sua vontade para nossas vidas também não estão ocultos para nós e, ainda assim, nossa vontade própria muitas vezes atrapalha. Portanto, é interessante observar como se desenrola a trajetória de Jonas e como Deus, em sua bondade, consegue colocá-lo de volta no caminho certo.


A princípio, Jonas parece ser bem-sucedido em sua jornada "para longe da face do Senhor". Na cidade portuária de Jope, ele rapidamente encontra um navio que navega para o outro lado do Mediterrâneo.


O fato de as circunstâncias serem favoráveis não é necessariamente uma indicação de que Deus aprova a viagem. - Quando, muitos anos mais tarde, em uma viagem completamente diferente, os marinheiros experientes são tentados a levantar âncora devido ao clima favorável, o apóstolo Paulo os adverte contra isso (Atos 27:9-14).


Por outro lado - e isso é reconfortante - se encontrarmos dificuldades em um caminho que seguimos com a certeza e a paz de que Deus o aprova, isso não significa necessariamente que Deus esteja descontente com esse caminho.


Continua amanhã


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 16: 14 - 23; Salmo 102: 18 - 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário