segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro e se estribam em cavalos! Têm confiança em carros, porque são muitos, e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel e não buscam ao SENHOR! Todavia, também ele é sábio, e fará vir o mal, e não retirará as suas palavras. Isaías 31: 1, 2

O reino de Judá se sentiu ameaçado pela Assíria. Por isso, os príncipes de Judá viajaram ao Egito para conquistar os egípcios para uma aliança. Entretanto, essas negociações não passaram despercebidas pelo Senhor e seu profeta (cf. cap. 30: 1 - 5, 31).

Na Bíblia, o Egito muitas vezes simboliza um mundo autossuficiente que não quer depender de Deus de forma alguma. O fato de os príncipes judeus terem pedido ajuda ao mundo, apesar das advertências do SENHOR, foi uma rebelião contra Deus. Eles deliberadamente não queriam fazer a vontade de Deus.


Em vez disso, disseram aos seus videntes o que queriam ouvir como palavra profética em vez dos mandamentos do SENHOR: “Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis e tende para nós enganadoras lisonjas; desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; fazei que deixe de estar o Santo de Israel perante nós!” (cap. 30: 9 - 11).

 

Mesmo no cristianismo, muitos não querem ouvir a “sã doutrina” ou advertências contra o mundo, mas “lisonjas” (cf. 2 Timóteo 4: 3). Em vez de buscar o conselho de Deus, preferem confiar nas promessas dos políticos, nas teorias dos cientistas sociais ou nos pregadores que bajulam as pessoas em vez de proclamar a verdade de Deus.


Mas o mundo de hoje não pode ajudar mais o povo de Deus do que o mundo do passado com seus cavalos e carruagens - pelo contrário! Portanto, todos os que professam Deus não devem dar ouvidos aos falsos profetas e seus ensinamentos mundanos e bajulações, mas à sua palavra confiável:


“Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força.” Isaías 30: 15


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 21: 1 - 16; João 14: 1 - 11



Nenhum comentário:

Postar um comentário