terça-feira, 17 de setembro de 2024

Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Habacuque 1: 2, 3

O profeta Habacuque está em desespero. Ele vê o estilo de vida ímpio de seus compatriotas e se pergunta por que Deus não intervém finalmente. Por muito tempo, ele observou como a injustiça se manifesta abertamente, enquanto falta o genuíno temor a Deus. Será que Deus não vê isso? - Em sua angústia, Habacuque faz a coisa certa: continua a orar a Deus e pergunta a Ele.

Todos os que querem obedecer a Deus e à Sua palavra conhecem essas perguntas. Há muitas coisas que contradizem a Bíblia, não apenas no mundo, mas também entre aqueles que se dizem cristãos. Em alguns aspectos, eles fingem ser piedosos, em outros, praticam ou promovem muitas coisas que a Bíblia chama de malignas. - Por que Deus não reage, por que Ele parece permitir que tudo continue assim?


Deus dá ao seu profeta uma resposta dupla. Em primeiro lugar, Ele mostra a Habacuque que exercerá julgamento; no entanto, isso ainda está no futuro (cap. 2: 5 - 20). Em segundo lugar, Deus lhe dá um conselho valioso sobre como os piedosos podem suportar uma situação tão difícil nesse meio tempo: “Mas o justo viverá pela sua fé” (capítulo 2: 4). - O que podemos ver ao nosso redor com nossos olhos não nos dá força para suportar. A pessoa temente a Deus só pode encontrar essa força confiando no Deus vivo. Então, não é o mal ao nosso redor que toma conta de nossos pensamentos, mas o bem que encontramos no próprio Deus que preenche nosso coração. Isso não muda nossas circunstâncias, mas muda nossa perspectiva.


Habacuque entende: “Todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação” (capítulo 3: 18). Dessa forma, nós também encontramos a força para nos alegrarmos no Deus vivo, adorá-Lo e perseverar em nossas circunstâncias.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 21: 17 - 29; João 14: 12 - 21



Nenhum comentário:

Postar um comentário