sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Atos 11: 24

Barnabé é um dos primeiros cristãos. Um irmão extraordinário - tão humilde, tão disposto, tão útil.

Seu nome é José, mas os apóstolos lhe deram o nome de Barnabé, “filho da consolação” (cap. 4: 36). Eles certamente não escolheram esse nome ao acaso, mas porque observaram como esse irmão encoraja, conforta e admoesta outros crentes, como ele apoia os outros e os fortalece em sua fé. - O que os crentes veem em mim? Que nome eles me dariam?


Em seguida, as primeiras pessoas das nações passam a crer. Lucas, o escritor de Atos dos Apóstolos, descreve os antecedentes e a história desses crentes - e interrompe sua narrativa para caracterizar Barnabé:


“Ele era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé”. Que elogio, registrado sob a orientação do Espírito Santo! Barnabé é bondoso, agradável de se conviver, cheio e caracterizado pelo Espírito Santo, e leva uma vida de fé. -Poderia também ser dito de mim que minhas palavras e ações são guiadas pelo Espírito Santo? Que levo uma vida de confiança em meu Senhor?


E então, anos mais tarde, a congregação em Jerusalém, juntamente com os apóstolos e os anciãos, escreve em uma carta: “Barnabé e Paulo, ... homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (cap. 15: 25, 26). Que honra extraordinária, escrita para milhões de pessoas! Barnabé entregou sua vida, sacrificou-se por seu Senhor. - O que uma igreja local gostaria de registrar a meu respeito?


Barnabé: um exemplo para os crentes em palavras, comportamento, amor e fé! (cf. 1 Timóteo 4: 12)


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 22: 41 - 54; João 15: 9 - 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário