sábado, 28 de setembro de 2024

Depois, apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma. Gênesis 18: 1; 19: 1

Visita a Abraão e Ló

O contraste entre o início do capítulo 18 e o início do capítulo 19 é inconfundível: Abraão está sentado na entrada de sua tenda, enquanto Ló está sentado na porta da cidade de Sodoma. Abraão é visitado no calor do dia, Ló à noite. Abraão é visitado pelo próprio Deus, Ló é visitado por dois anjos.


A tenda de Abraão fala de ser um estrangeiro: Abraão não procurou um lugar para morar nesta terra, ele olhou para frente e esperou pela futura cidade de Deus (Hebreus 11: 8 - 10). Ali, entre os carvalhais, longe da agitação do mundo, o SENHOR visita esse homem de fé. Abraão é chamado de “amigo de Deus” três vezes na Bíblia, e nosso incidente mostra o porquê: Abraão tem um relacionamento íntimo com Deus, Deus se permite ser recebido por Abraão e o deixa a par de seus pensamentos e planos. Que bela expressão de comunhão! (2 Crônicas 20: 7; Isaías 41: 8; Tiago 2: 23).


Algumas horas depois, Ló também recebe uma visita. Ló há muito tempo desistiu da vida em tendas e se mudou para a perversa cidade de Sodoma. Os anjos o encontram na porta da cidade, onde os assuntos públicos também eram discutidos e decididos na época. Portanto, Ló estava visivelmente envolvido na vida pública de Sodoma. Deus não pode visitá-lo nesse lugar, como fez com Abraão. Assim, Deus envia dois anjos para anunciar a Ló o julgamento iminente sobre a cidade iníqua.


Essa justaposição é instrutiva para nós! Ambos os homens são crentes, mas um vive à parte do mundo, em comunhão com Deus, e o outro vive no meio do mundo como um incrédulo. Abraão pode nos servir de exemplo, e Ló, de advertência.


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 4: 17 - 31; João 18: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário