sábado, 7 de setembro de 2024

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade. Mateus 6: 9, 10

A pedido de seus discípulos, o Senhor Jesus os ensinou a orar de acordo com o momento e a situação em que se encontravam. O contexto do texto deixa claro que se trata de uma oração pessoal, pois diz: “teu aposento”, “tua porta” e “teu Pai” (versículo 6; cf. Lucas 11:1).

Apliquemos as três primeiras petições dessa oração à nossa vida pessoal:


“Santificado seja o seu nome”. - Essa petição expressa o desejo de que tudo em minha vida esteja de acordo com o santo nome de Deus. O mal não deve ter lugar em minha vida, pois, como crente, devo ser “um vaso de honra” (Romanos 9:21; 2 Timóteo 2:21). Os traços do caráter de Deus devem ser visíveis em mim e em meu comportamento. Eu oro por isso? Deus responderá de bom grado a esse pedido.


“Venha o teu reino”. - O reino de Deus só virá em glória exterior quando Cristo aparecer. Isso ainda está no futuro. Mas assim como o reino de Deus estava na pessoa de Cristo no meio das pessoas, os princípios desse reino devem se tornar visíveis nos crentes de hoje. Satanás reina no mundo. Ele dirige suas atividades. Mas, como cristão, quero reconhecer a autoridade de Deus e me submeter a ela. Deus ficará feliz em me ajudar a fazer isso se eu Lhe pedir.


“Seja feita a tua vontade”. - Se a vontade de Deus deve ser feita em minha vida, então devo conhecer sua vontade e estar preparado para agir de acordo com ela. A Bíblia me mostra a vontade de Deus. Quando a exploro em oração, recebo uma orientação clara. Às vezes, percebo que Deus quer algo completamente diferente de mim. Se, mesmo assim, eu obedecer a Ele, Ele me abençoará abundantemente. Sua vontade é sempre boa.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 17: 8 - 24; João 11: 45 - 57



Nenhum comentário:

Postar um comentário