quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás. Isaías 43:2

 Aço temperado


O aço se torna mais resistente quando é temperado. O fogo e a água podem ser usados para esse fim, de modo que o aço, que é inicialmente aquecido a uma alta temperatura, é rapidamente resfriado. Às vezes, Deus também usa “fogo” e “água” para fortalecer nossa fé. Essas provações podem ser uma bênção para nós de várias maneiras:


* Uma provação nos mostra o coração de Deus. Nas dificuldades, experimentamos Sua graça que nos acompanha, bem como Seu conforto, Sua ajuda e Sua força. Passamos a conhecê-Lo melhor!


* Uma provação nos torna humildes. Percebemos que não há força em nós mesmos. Aprendemos a deixar de lado nossa própria vontade e a aceitar a vontade de Deus como boa.


* Uma prova fortalece nossa confiança e nos torna corajosos, porque o Senhor nos diz: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” - “Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes!” (2 Coríntios 12: 9; Josué 1: 9).


* Uma provação nos ensina paciência e perseverança, especialmente se durar mais tempo. Tiago escreve: “A prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1: 34).


* Uma provação nos permite ajudar outras pessoas que também estão sendo testadas por dificuldades: “Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus” (2 Coríntios 1: 4).


Mesmo que as provações sejam dolorosas, o seguinte se aplica: “Meus irmãos, tende grande gozo quando caírdes em várias tentações” (Tiago 1: 2).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 3: 16 - 27; João 17: 9 - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário