sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E o Deus de paz será convosco. Filipenses 4: 6, 7, 9

“Não estejais inquietos por coisa alguma!” É mais fácil falar do que fazer isso. Mas será que isso é possível: não se preocupar com o povo de Deus como um todo, com o estado da congregação (igreja), não se preocupar com as necessidades de uma família ou da vida de um indivíduo?

“Não estejais inquietos por coisa alguma”, porque, seja o que for que nos preocupe, Deus está preocupado conosco. É por isso que devemos “em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, fazer chegar a Deus os vossos pedidos”. Dessa forma, “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Portanto, não é o nosso coração que mantém a paz de Deus, mas a paz que o próprio Deus desfruta que mantém o nosso coração. Essa paz vem do nosso Deus, cujas intenções não podem ser abaladas por nada.


Quando nossos pensamentos estão livres de preocupações e temores e a paz de Deus guarda nossos corações, Deus nos convida a nos ocuparmos com coisas positivas e encorajadoras: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei” (versículo 8, 9). Então, não apenas a “paz de Deus” nos guardará, mas o próprio Deus, “o Deus da paz”, estará ao nosso lado.


Aqueles que se apóiam em Deus dessa forma sentirão que Ele os apoia nas provações - e os deixa completamente calmos.


De acordo com J. N. Darby (1800-1882)


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 20: 1 - 12; João 13: 1 - 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário